A industria do papelão ondulado
Indústria de papelão ondulado espera crescer mais que o esperado
A estimativa de crescimento do setor já aposta crescer 8% ao ano. Dois pontos a mais que o previsto 12/03/2010 – A indústria do papelão ondulado está otimista : após aumento nas vendas no primeiro bimestre e recorde em fevereiro o setor já divulgou nova estimativa de crescimento para 2010. De 6% que era o esperado, a indústria já aposta crescer 8% no ano. o que deve garantir o maior volume anual já comercializado pelo setor. Mas nem tudo são flores, pois os fabricantes de papelão têm enfrentado forte pressão de custos. O motivo são os reajustes da celulose, a principal matéria-prima do setor.
De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Papelão Ondulado (ABPO), Ricardo Lacombe Trombini, em entrevista ao Jornal Valor Econômico, as vendas do setor em 2010 devem acompanhar o ritmo de expansão da indústria de transformação, de forma a superar o crescimento projetado para o Produto Interno Bruto (PIB) nacional. “Antes trabalhávamos com expectativa de crescimento em linha com o PIB. Agora, vemos que a expansão deve ficar mais próxima à da indústria de transformação, notadamente a de alimentos e a de higiene e limpeza”, afirma. Caso se confirme a previsão de alta de até 8%, as vendas ficarão acima das 2.273.948 toneladas de 2008, até agora o recorde do setor.
Dados da ABPO apontam que em fevereiro foram vendidas 189,3 mil toneladas de papelão ondulado, aumento de 20% ante o verificado no mesmo período de 2009, e o maior volume já comercializado para o mês. No acumulado do bimestre, a expansão chega a 19,1%, com 379,9 mil toneladas. Fonte: Valor Econômico/Adaptado por Celulose Online